NOVO RUMO,
NOVA AMBIÇÃO

SÃO MIGUEL

DE POIARES

CARLOS FERNANDES

Representar vizinhos, amigos e famílias

Aceitei este convite de ser candidato a Presidente da Junta de Freguesia porque acredito que podemos fazer mais e melhor pela nossa terra.
Não sou político de profissão, mas com a equipa certa, juntamente com a população, podemos fazer um bom trabalho em prol da Freguesia de São Miguel de Poiares.
O convite que recebi não foi apenas para representar um partido ou lista, foi um convite para representar amigos, vizinhos e famílias, que querem ver crescer uma freguesia com soluções praticas para os problemas do dia a dia.
Aceitei porque acredito que a mudança começa por cada um de nós e eu quero fazer a minha parte.
UM NOVO RUMO, UMA NOVA AMBIÇÃO

A nossa equipa:

Gonçalo Rodrigues

São Miguel

Sónia Simões

Venda Nova

Inês Carvalho

São Miguel

Luís Amaro

Alveite Grande

Filipe Simões

Venda Nova

Bárbara Carvalho

São Miguel

Ana Martins

Venda Nova

Paulo Marcelo

São Miguel

João Amaro

Alveite Grande

Alexandra Silva

São Miguel

SUPLENTES:
Adriana Marques – Carlos Carvalho – Carlos Rosa – Cecília Santos – Cristina Santos – Diana Henriques – Elsa Alexandre – Glória Cristo – João Antunes – João Fernandes – João Martinho – José Aldeia – Maria Andrade – Maria Santos – Miguel Henriques – Nuno Lima – Nuno Martins – Rita Alexandre – Rosa Esteves – Rosa Feteira – Rui Carvalho – Sandra Fernandes – Sérgio Santos – Tânia Pascoal

Os nossos compromissos:

AMBIENTE E CAUSA ANIMAL

  • Recolha de lixo e manutenção dos espaços destinados para o efeito, assim como reavaliação das necessidades de colocação de novos contentores e caixotes do lixo pela freguesia, melhorando, simultaneamente, a rede de ecopontos.
  • Alocar uma das carrinhas de sapadores florestais à nossa junta de freguesia, para fins de apoio ao domicílio, dando, simultaneamente e sempre que necessário, apoio à Junta de Freguesia das Lavegadas.
  • Criação de um selo de origem e qualidade – “Mel de S. Miguel de Poiares”, de forma a garantir a autenticidade do mel produzido localmente, diferenciando os produtores locais no mercado e aumentando o valor percebido do produto.

ESTRADAS E INFRAESTRUTURAS

  • Construção de uma nova estrada de acesso à Fraga e reestruturação dos parques de estacionamento, com implementação de um parque para autocarros.
  • Fazer o levantamento da situação dos regadios de São Miguel e Venda Nova, para que regressem ao seu natural funcionamento.
  • Limpeza e manutenção do cemitério, assim como criação de estacionamento ordenado junto do mesmo.
  • Promover a melhoria dos passeios, com prioridade às zonas de maior movimento pedonal, para maior conforto e segurança dos residentes.

PATRIMÓNIO E ECONOMIA LOCAL

  • Valorização da Fraga, abrindo um concurso público para utilização do bar, de forma a obter uma maior dinamização de todo o espaço envolvente.
  • Alocar as despesas do Capril da Serra à Câmara Municipal, mantendo
    simultaneamente o apoio das juntas de freguesia de São Miguel e Lavegadas,
    com vista à sua dinamização, melhoramento e expansão.
  • Requalificação de casas abandonadas, incentivando os proprietários a colocar as mesmas no mercado habitacional.

BEM-ESTAR

  • Criação de formulários de levantamento das necessidades da população e disponibilização dos mesmos em formato digital e/ou em papel, na junta de freguesia.
  • Implementação do Programa “Junta na Aldeia”, em que um dia por mês, o secretariado da junta se desloca a uma aldeia – associação ou centro de convívio da mesma.

     AÇÃO SOCIAL

    • Estabelecer uma bolsa de apoio e orientação para cuidadores informais, oferecendo acompanhamento e aconselhamento, reconhecendo o seu papel essencial no cuidado a idosos e pessoas dependentes, que uma vez por semana substituirão o cuidador habitual, para que este possa ir à farmácia, às compras, a consultas médicas, entre outros.
    • Implementar Consultas de Rastreio e Educação para a Saúde (tensão, glicemia, visão, postura) com encaminhamento para cuidados primários.
    • Implementar um serviço de transporte para consultas, tratamentos, farmácia e outros serviços essenciais para a comunidade sénior.

    CULTURA E DESPORTO

    • Criação de oficinas com formação contínua para artesãos, através de
      parcerias com escolas de artesanato e universidades.
    • Criação de um selo de qualidade “Barro Preto de Poiares”, certificação esta que garante a autenticidade do barro preto produzido localmente, diferenciando os artesãos locais no mercado e aumentando o valor percebido do produto.
    • Criação de bolsa de mérito anual para as diferentes áreas: Desporto, Educação, Cultura, Ambiente e Empresas.

    JUVENTUDE E FUTURO

    • Disponibilizar o Vale Escola para a aquisição de material escolar no comércio tradicional.
    • Reforçar a colaboração com os estabelecimentos de ensino, ao nível das atividades curriculares e extracurriculares, bem como ao nível de projetos de cidadania, ciência e ambiente, promovendo pontes entre a escola, a comunidade e empresas locais.